Foto: Reprodução
Desembargador Abelardo Matta Neto destaca medidas adotadas para evitar falhas e assegurar uma votação tranquila em Camaçari
Na última segunda-feira (14), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, reafirmou o compromisso da Corte em garantir um 2º turno eleitoral com “tranquilidade” em Camaçari, marcado para o dia 27 de outubro. A cidade, localizada na Região Metropolitana de Salvador, será a única no estado a realizar nova votação para escolha do prefeito.
Em uma reunião realizada na terça-feira, dia 8 de outubro, logo após o 1º turno, o desembargador já havia iniciado os preparativos para esta segunda fase do processo eleitoral. “Na segunda-feira foi dia de descanso para todos nós, mas na terça-feira eu já estava reunido aqui com todos os secretários verificando o que teríamos de fazer, um planejamento para o segundo turno em Camaçari. E já trago uma boa notícia, já externei isso para os advogados da coligação que estiveram comigo na própria terça-feira, de que usaremos as urnas de 2020-2022. Então, os problemas que ocorreram com as urnas de 11 anos de uso, provavelmente não acontecerão no segundo turno em Camaçari. Então já é uma notícia muito boa e que realmente vamos envidar de todos os esforços para que a eleição lá transcorra, e tenho certeza que vai transcorrer, num clima de tranquilidade e comodidade para o eleitor de Camaçari”, afirmou o desembargador.
O pronunciamento do magistrado ocorre em resposta a um 1º turno marcado por falhas em urnas eletrônicas na cidade. Dos 39 mil equipamentos disponíveis no estado, 138 apresentaram problemas, sendo Camaçari a localidade mais afetada e a última a divulgar os resultados.
No dia 6 de outubro, o desembargador já havia alertado que as urnas eletrônicas destinadas a Camaçari datavam de 2013, o que acarretou riscos devido à sua antiguidade. O TRE-BA decidiu, portanto, realocar as urnas para a RMS, onde “seria fácil encaminhar um técnico” em caso de eventuais contratempos. Essa medida visa garantir a integridade e a eficiência do processo eleitoral no próximo turno.
Com informações do Bahia Notícias.