Foto: Reprodução
Novas varas visam melhorar a eficiência e o atendimento à Justiça em Juazeiro
O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) aprovou, na manhã da última quarta-feira, 21 de agosto, a instalação da Vara de Execução Penal e da Segunda Vara de Família na comarca de Juazeiro. A decisão foi tomada durante uma sessão do Tribunal Pleno e marca um avanço significativo para a advocacia local, ao permitir um exercício mais eficiente e ágil da profissão.
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Bahia (OAB-BA) desempenhou um papel crucial neste processo, promovendo melhorias nas condições de trabalho para os profissionais da advocacia no interior do estado. Em abril de 2023, a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, e o presidente da subseção de Juazeiro, Rubnério Ferreira, assinaram um ofício que reforçou o pedido da juíza Keyla Brito, da 1ª Vara de Família, Órfãos, Sucessões e Interditos de Juazeiro, para a criação da Segunda Vara de Família. A Ordem também acompanhou atentamente o requerimento feito pelo juiz Roberto Paranhos Nascimento para a criação da Vara de Execução Penal.
“A instalação dessas varas é um passo muito importante para a advocacia da comarca de Juazeiro e de todo o interior baiano. Nós sabemos dos grandes desafios enfrentados por esses profissionais em relação à infraestrutura e ao déficit de servidores e juízes. Cada unidade judiciária instalada no interior é uma oportunidade de melhoria na prestação jurisdicional e do atendimento ao cidadão,” afirmou Daniela Borges, presidenta da OAB-BA.
Rubnério Ferreira, presidente da subseção de Juazeiro, expressou sua satisfação com a aprovação e elogiou o trabalho da OAB-BA. “Esta conquista representa um avanço significativo para a justiça em nossa região, reforçando o compromisso com a celeridade e a eficiência na prestação jurisdicional. A instalação dessas varas não só fortalecerá o atendimento às demandas de nossa comunidade, mas também trará mais agilidade e eficiência para a resolução dos casos. Agradecemos imensamente o empenho e a dedicação da OAB Bahia, que esteve ao nosso lado em cada etapa desse processo, lutando incansavelmente para que Juazeiro pudesse alcançar mais essa vitória,” destacou Ferreira.
Com informações da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional da Bahia.