Quarta-Feira, 15 de janeiro de 2025
Justiça no Interior

Presidente do TRE-BA avalia o protagonismo e espaço de juízes e desembargadores nas eleições

Foto: Reprodução

Desembargador do TRE-BA destaca o papel do Judiciário nas eleições e reforça o combate à desinformação

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, comentou nesta sexta-feira (9) sobre o avanço e o protagonismo do Poder Judiciário em colaboração com os candidatos nas eleições deste ano. Este tema surge após a eleição municipal de 2020, quando desembargadores, ministros, juízes e outros membros do judiciário brasileiro passaram a ganhar destaque ao adotar diversas posturas e medidas durante os processos eleitorais, além de processos judiciais que conferiram um possível “protagonismo eleitoral” aos tribunais.

“Na minha gestão, eu procuro diuturnamente aproximar os magistrados e servidores do eleitor. Então a figura do magistrado é uma figura importantíssima nessas eleições municipais como também nossos servidores eleitorais. Nossos servidores e nossos magistrados, eu digo e não canso de dizer, são os alicerces do Tribunal Regional Eleitoral, eles fazem o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia ser um tribunal de excelência”, afirmou Abelardo durante o IX Encontro de Juízes Eleitorais.

O desembargador também comparou o processo eleitoral municipal deste ano com o anterior, que ocorreu durante a pandemia de Covid-19. Abelardo indicou que, apesar da grande comoção social em torno da eleição municipal, o órgão monitorará com “rigor” as questões relacionadas ao combate de fake news, além de utilizar a assessoria criada para enfrentar a desinformação.

“Hoje nós temos a eleição municipal como eleição das paixões, mas uma eleição das paixões que terá todo rigor por parte do TRE, nas questões de deepfake de fake news e de desinformação. Inclusive, a ministra Cármen Lúcia, tivemos um contato com ela há 15 dias com todos os presidentes dos TREs, onde ela busca um trabalho efetivo de combate à desinformação. Existe uma assessoria própria e eu já nomeei um assessor para combater a desinformação e nós vamos fazer um trabalho correlato com o TSE. Estamos aguardando maiores informações e esse curso de hoje Inteligência Artificial veio para ajudar os magistrados que estão à frente dos processos, que surgirão de propaganda artificial de propaganda de forma que venha a lesar algum candidato seja vereador ou a prefeito”, observou Matta.

Com informações do Bahia Notícias.


COMPARTILHAR