Foto:Divulgação
Por Edilaine Rocha
O promotor de Justiça Pedro Maia foi nomeado, na quinta-feira, 21, para o cargo de procurador-geral do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA). A nomeação é assinada pelo governador da do estado, Jerônimo Rodrigues (PT). O novo procurador sucede a procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti, que exerce seu mandato até 2024. Pedro Maia exerce o seu mandato de 2024 a 2026.
Maia foi eleito com 98% dos votos. Ele recebeu 569 votos dos 582 procuradores e promotores de Justiça nas eleições da instituição, que ocorreram no último dia 6. O resultado foi o maior número de votos, em valores concretos e em percentual, ganhos por um candidato em disputa do cargo.
Pedro Maia nasceu em Salvador e atualmente tem 44 anos. Ele entrou para o Ministério Público em 2004 e foi o procurador mais votado nas últimas eleições, integrante da última tríplice PJC. Nos últimos quatro anos trabalhou no cargo de chefe do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça de março de 2022 a março de 2023 e também atuou como secretário-executivo do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).
No cargo de promotor de Justiça, Maia atuou em 6 comarcas como Canarana, Santa Maria da Vitória, Barreiras, Gandu, Feira de Santana e Vitória da Conquista, quando promovido em 2013. Em Salvador, o procurador colaborou com a coordenação do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e Crimes Contra a Ordem Tributária (Gaesf), além de coordenar o Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim).
O mais novo procurador geral foi secretário-executivo do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira). Trabalhou também como integrante do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), no Núcleo de Prisão em Flagrante. Atualmente, é promotor titular da Promotoria de Tóxicos de Salvador.
Com informações do Ministério Público do estado da Bahia.