Foto: Reprodução
Evento destaca a importância da experiência e da contribuição histórica para a advocacia baiana
Na noite de 13 de agosto, o Wish Hotel da Bahia foi palco de uma cerimônia marcante promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA). Durante o evento, 70 advogadas e advogados baianos, que acumularam mais de 50 anos de exercício ininterrupto da profissão, foram agraciados com a Comenda Barachisio Lisboa.
A comenda, instituída pela seccional para reconhecer o notável percurso profissional e a integridade desses veteranos, homenageia advogados que se destacaram por uma carreira de excelência e respeito. A escolha do nome para a medalha é uma reverência ao advogado Barachisio Lisbôa, ex-presidente da OAB-BA e fundador do renomado escritório que leva seu nome, conhecido por sua vasta contribuição ao saber jurídico e à cultura da advocacia.
A cerimônia foi conduzida pela presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, que enfatizou a importância do reconhecimento como um tributo àqueles que dedicaram suas vidas à advocacia. “Esta comenda é a maneira que encontramos de reverenciar a nossa história e valorizar a experiência que traz a força da advocacia baiana”
A secretária-geral da OAB-BA, Esmeralda Oliveira, destacou que a homenagem aos advogados com cinco décadas de atuação reforça o compromisso da instituição com a inclusão e a diversidade dentro da advocacia.
Por sua vez, Hermes Hilarião, diretor tesoureiro da OAB-BA, ressaltou a relevância da Comenda Barachisio Lisboa na preservação da memória e da contribuição histórica desses profissionais para o sistema de justiça e para a sociedade baiana. “Por isso a Comenda Barachisio Lisboa tem uma relevância fundamental na vida e na história de muitos colegas advogados e advogadas que contribuíram com o sistema de justiça, com o estado democrático de direito e, acima de tudo, com a sociedade da Bahia”, disse o tesoureiro.
Maurício Leahy, presidente da Caixa dos Advogados, expressou seu orgulho e satisfação ao participar da homenagem, mencionando a importância de celebrar os ícones da advocacia baiana que moldaram o cenário jurídico do estado. “Estou revendo professores e grandes ícones da advocacia baiana. Mais do que nunca, essa é uma justíssima homenagem a essas pessoas, que tanto fizeram pela advocacia baiana” concluiu Leahy.
Com informações da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional da Bahia.