Foto: Tribunal Superior Eleitoral
Pesquisa de opinião sobre candidaturas e eleições devem ser registrada no TSE antes de divulgação
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou na última segunda-feira (06) que mais de mil pesquisas eleitorais já foram registradas. Esses levantamentos têm como objetivo sondar a opinião dos eleitores sobre as candidaturas que disputam as eleições deste ano.
De acordo com o Glossário Eleitoral disponível na página do TSE na internet, a pesquisa eleitoral é uma indagação feita aos eleitores em um determinado momento sobre suas opções em relação aos candidatos em disputa.
A legislação eleitoral estabelece que as entidades e empresas responsáveis por realizar pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos devem registrá-las na Justiça Eleitoral até cinco dias antes da divulgação dos resultados.
Esse registro inclui informações como quem contratou a pesquisa, o valor e a origem dos recursos gastos, a metodologia e o período de realização do levantamento, entre outros dados solicitados pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). As pesquisas devem ser registradas desde 1º de janeiro do ano das eleições.
A quantidade significativa de pesquisas registradas até o momento demonstra o interesse e a importância que esses levantamentos têm no processo eleitoral brasileiro, fornecendo informações relevantes para os eleitores e para os próprios candidatos. O acompanhamento e a análise desses dados contribuem para uma maior transparência e entendimento do cenário político em meio ao processo democrático do país.
Com informações do Tribunal Superior Eleitoral