Foto: SSP-BA
Nesta terça-feira, 14, a 7ª Companhia Independente de Polícia Militar lançou o Programa de Prevenção à Violência Contra à Mulher, Provida. A ação tem a intenção de ampliar o combate e enfrentamento à violência de gênero em Eunápolis e região. O projeto foi lançado durante solenidade no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção de Eunápolis.
O comandante da 7ª CIPM, major Vagner Gonçalves Ribeiro, explicou que a unidade conta com profissionais qualificados e outros policiais também passarão por formações para atender o público.
“Estamos criando um atendimento especializado para atendimento das ocorrências que envolvam violência doméstica. Também realizaremos a sensibilização do público masculino com palestras, rodas de conversa e encontros na sede da unidade e em ambientes profissionais”, explicou o oficial, ao lembrar que as ações de conscientização também ocorrerão em comunidades dos povos tradicionais indígenas e rurais.
A superintendente de Prevenção à Violência da Secretaria da Segurança Publica, major Denice Santiago, participou do lançamento do projeto e falou sobre as ações da pasta para reprimir este tipo de crime durante a palestra ‘Atuação da SSP/BA no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher: experiências e experimentações’.
“Estamos participando do processo de formação do Provida e permaneceremos como ponto focal para articulações institucionais”, frisou a oficial. A superintendente também garantiu que a Sprev acompanhará a iniciativa para verificar a replicabilidade.
Também participaram da iniciativa o comandante do CPR Sul, coronel Vanderval Menezes, o comandante do 8° Batalhão PM (Porto Seguro), tenente-coronel Alexandre Costa, a prefeita de Guaratinga, Marlene Dantas, o presidente da OAB, Zaquel Muniz, a representante da Aldeia Recanto da Patioba de Itapebi, a indígena Irapina Barbosa da Conceição e outras autoridades.