Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024
Justiça no Interior

Defensoria Pública nomea 21 defensores (as)

Foto: Divulgação 

Na quinta-feira, 19, dia da Defensoria Pública, 21 candidatos aprovados no VIII Concurso Público foram nomeados ao cargo de defensor público(a). A nomeação foi publicada na edição do Diário Oficial da DPE/BA.

“Em 2015, havia 22 comarcas com defensores titulares. Em 2022, há 45 – mais que o dobro. Ao mesmo tempo, das 22 comarcas que já existiam, 19 foram reforçadas com mais defensores (86%). Hoje, com muita alegria e orgulho, nomeei mais 21”, comemorou o defensor-geral Rafson Ximenes durante discurso, no evento de celebração da Semana da Defensoria.

Dos 21 novos defensores(as) públicos(as), 14 passaram no concurso pela ampla concorrência, 6 por vagas destinadas para a população negra e 1 para pessoas com deficiência.  Depois de passarem por curso de formação na carreira, os novos membros devem integrar comarcas no interior do estado e reforçar o trabalho das equipes defensoriais.

“A Defensoria Pública baiana atende mais de 1 milhão de pessoas por ano, que muitas vezes nunca foram ouvidas por ninguém. Essas pessoas precisam da instituição. E além de ampliar o número de defensores, precisamos extrair qualidade”, reforçou Rafson Ximenes.

Para o defensor-geral, é necessário entender que o protagonista de qualquer história que se passa na Defensoria é quem ela assiste. “O caminho é longo e é sofrido, mas como cantava Vinícius de Morais, o amor passa por um pouco de sofrimento para ser grande”, concluiu.

As informações são da Defensoria 


COMPARTILHAR