Foto: Divulgação
Na sexta-feira, 20 de maio, o projeto Pai Presente do Centro de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) da Comarca Canarana realizou um mutirão, onde efetuou 17 exames de DNA. A ação tem por objetivo estimular o reconhecimento de paternidade de forma gratuita e sem precisar ingressar com o processo judicial.
Para o Juiz Marcus Vinícius da Costa Paiva, coordenador do Cejusc, o Projeto traz celeridade para o Judiciário. “O Pai Presente é um projeto humanizado que acelera os procedimentos de reconhecimento de paternidade, diminuindo a quantidade de processos judiciais em curso”.
O Projeto Pai Presente visa reduzir o número de indivíduos sem paternidade no Brasil. Nesse sentido, destina-se aos pais que desejem realizar o reconhecimento espontâneo da paternidade, após o registro apenas pela mãe, ou aos que apresentem dúvida quanto à paternidade e queiram fazer exame de DNA, garantindo que assumam as responsabilidades com os seus filhos.
As famílias que tenham interesse em participar do projeto devem entrar em contato através dos telefones 71-3372-5167 ou 0800 284 2252, ou ainda pelo e-mail [email protected]. A assistência é gratuita e evita que o cidadão reivindique esse direito em processo judicial.
As informações são do TJBA