Foto: TRE-BA
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia realizou, nesta segunda-feira, 12, a diplomação da prefeita Valéria Moreira e do vice-prefeito Kaike Jardim, do município de Maiquinique, no sudoeste da Bahia. A chapa foi eleita na Eleição Suplementar realizada no domingo, em 27 de novembro. A cerimônia foi realizada na Câmara de Vereadores da cidade.
No pleito suplementar, a coligação “Unidos por Maiquinique” obteve 2.873 votos, o que correspondeu a 50,57% do total. A chapa vencedora concorreu contra a coligação “Maiquinique Continuará no Caminho Certo”, que obteve 2.808 (49,43%) votos para Chico Batoré, como candidato a prefeito, e Gilberto Jesus Reis, como candidato a vice-prefeito.
Em 27 de novembro, 7.727 eleitores estavam aptos a votar na cidade, deste total, a maioria são mulheres, totalizando 3.899 eleitoras, somado aos 3.828 homens. Apenas um eleitor registrou-se com nome social.
A eleição suplementar de Maiquinique foi realizada após o TSE confirmar a cassação dos mandatos de Jesulino de Souza Porto e Marizene Santos Gusmão, eleitos aos cargos de prefeito e vice-prefeito do município em 2020.
Com isso, os votos atribuídos à chapa no pleito municipal foram anulados e determinada a realização de nova eleição.
As informações são do TRE