Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024
Justiça no Interior

TSE autoriza que partidos recebam doações por PIX

Foto: Banco Central

O Tribunal Superior Eleitoral autorizou que partidos políticos receberam doações por PIX para arrecadação de campanha nas eleições gerais de 2022. A decisão, tomada nesta terça-feira, 31, atende a uma consulta do Partido Social Democrático (PSD).

Segundo o relator da consulta, ministro Sérgio Banhos, as transações por meio de PIX serão permitidas apenas na modalidade CPF, a fim de garantir a identificação e a rastreabilidade das movimentações financeiras.

“Isso é compatível com o regime de financiamento de partidos e de campanha. Por essa razão, não há qualquer óbice para a utilização dessa operação bancária com o objetivo de recebimento de recursos, seja para pagamentos de despesas, seja pelas agremiações ou pelas campanhas eleitorais, desde que observadas as demais regras de financiamento e contabilidade do partido, notadamente as alusivas a fontes vedadas”, destacou o ministro.

O Plenário do TSE fez ajustes na Resolução nº 23.655/2021, que trata da prestação de contas dos partidos e dos candidatos. A norma incluiu o PIX como forma de realização de operações de pagamento e gastos referentes à campanha eleitoral.

Com informações do TSE


COMPARTILHAR