Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
Justiça no Interior

Procon-BA implanta nova plataforma de atendimento

Foto: Divulgação 

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) terá uma nova plataforma de atendimento a partir desta segunda-feira, 30 de maio. O órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) implantará o ProConsumidor. O novo sistema promete facilitar não apenas o acesso dos consumidores, mas também a resolução das demandas por parte das empresas. 

No Sistema Nacional de Atendimento ao Consumidor (ProConsumidor), será possível realizar o registro de reclamações, denúncias e consultas sobre relação de consumo, além de ter acesso aos procedimentos em andamento, relacionados às questões consumeristas no âmbito dos Procon’s. 

“A nova plataforma de atendimento a ser utilizada pelo Procon-BA, irá trazer melhorias para todas as partes envolvidas. Dentre elas, a possibilidade de tornar todas as funções, como o registro da reclamação do consumidor, notificações, resposta do fornecedor e audiências realizadas de forma online, resultando em maior celeridade ao processo e redução de custos”, destacou a diretora de Atendimento do Procon-BA, Adriana Menezes. 

A plataforma será mais simples e rápida, no sentido de acompanhar a evolução tecnológica do mercado, e terá integração online com o consumidor.gov.br, isso possibilitará uma atuação mais prática nas necessidades dos usuários. O novo sistema busca centralizar todas as informações em uma só plataforma, de modo a incluir os dados de cadastros de consumidores e fornecedores.

 “Teremos, portanto, recursos diferenciados e maior agilidade, centralização do cadastro eletrônico do fornecedor, melhor manuseio para o operador e mais fácil compreensão do uso por parte do consumidor”, completou. 

O ProConsumidor pretende assegurar recursos diferenciados e maior agilidade, centralização do cadastro eletrônico do fornecedor, o que permite às empresas visualizarem e responderem as demandas de todo Brasil, através de uma única senha. Também garantirá uma melhor navegabilidade para o operador e mais fácil compreensão do procedimento por parte do consumidor. 

O sistema ainda permitirá o acesso de notificações virtuais, tratativas totalmente onlines com registros e respostas, além de estabelecer prazos para finalização no sistema de procedimentos de todas as reclamações que podem compor o Cadastro de Reclamações Fundamentadas (CRF).  

Apesar da mudança, a antiga plataforma utilizada pelo Procon-Ba, o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), não deixará de existir. Todos os procedimentos instaurados até a data de 29 de maio seguirão na plataforma, contudo, deixará de registrar novos atendimentos com a implantação da nova plataforma.

As informações são do Procon-BA 


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