Foto: CNJ/Reprodução
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará nesta quinta-feira, 26, a partir das 8h30, o webinário Imprensa, Democracia e Poder Judiciário. O evento será transmitido através do canal do CNJ no YouTube e é voltado ao público magistrado, membros do Judiciário e do Ministério Público, advogados, advogadas e público interessado. Para participar do webinário, deve-se fazer a inscrição no link, no site do CNJ
Emmanoel Pereira, conselheiro do CNJ e presidente do Fórum Nacional do Poder Judiciário e Liberdade de Imprensa, e a ministra Maria Cristina Peduzzi, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), vão apresentar o evento. Em seguida, haverá uma palestra magna de abertura ministrada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.
O primeiro tema discutido será “Evolução da liberdade de imprensa com a democracia”. Vão participar do debate o jornalista da CNN Willian Waack, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Alberto Gurgel de Faria.
O segundo tema será sobre “Garantias Constitucionais, preservação da liberdade de imprensa”. Participam do debate o desembargador Ney de Barros Bello Filho, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), e o desembargador Amaury Moura Sobrinho, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). Por fim, haverá uma palestra magna de encerramento ministrada pelo procurador-geral da República Augusto Aras.
O Fórum criado pela Resolução CNJ n. 163/2012, tem por objetivo o estudo das ações judiciais que tratem das relações de Imprensa e dos modelos de atuação da magistratura em países democráticos.
CONFIRA O TEXTO ORIGINAL DA RESOLUÇÃO:
As informações são da Agência CNJ de Notícias