Quarta-Feira, 15 de janeiro de 2025
Justiça no Interior

Sessão marcará recondução de promotor do MP-BA ao CNJ

Foto: Reprodução

João Paulo Schoucair será reconduzido ao CNJ para novo mandato de dois anos

O promotor do Ministério Público da Bahia (MP-BA), João Paulo Schoucair, será reconduzido ao cargo de conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em sessão marcada nesta terça-feira (12). Ele continuará no cargo por mais dois anos, durante o biênio 2024-2026.

Nomeado para o CNJ em janeiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a nomeação de Schoucair foi efetiva a partir de 22 de junho. Ele ocupa a vaga destinada ao representante do Ministério Público estadual, indicada pela Procuradoria-Geral da República.

Formado em Direito e mestre em Segurança Pública, Justiça e Cidadania pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Paulo Schoucair também preside o Fórum Nacional do Poder Judiciário para Monitoramento e Efetividade das Demandas Relacionadas aos Povos Indígenas (Fonepi). O Fonepi tem a missão de elaborar estudos e propor medidas para melhorar o sistema judicial em questões relacionadas aos povos indígenas.

O CNJ é composto por 15 conselheiros, dos quais nove são da magistratura, dois representam a advocacia, dois são do Ministério Público e dois são indicados pela sociedade civil por seu notável saber jurídico. Cada mandato é de dois anos, com possibilidade de recondução por mais dois anos.

Com informações do Bahia Notícias.


COMPARTILHAR