O automóvel tem como objetivo levar os serviços da instituição para mais perto das mulheres tanto na capital quanto no interior do estado
Foto: DPE-BA/Reprodução
A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) anunciou a aquisição de uma unidade móvel para atendimento itinerante pelo Núcleo Especializado na Defesa da Mulher (Nudem). O veículo foi entregue durante a roda de conversa “E eu não sou uma mulher?”, realizada na Casa da Mulher Brasileira, na quarta-feira, 20.
A iniciativa é resultado da utilização dos recursos do Prêmio Global Princesa Sabeeka Bint Ibrahim Al Khalifa, sendo o primeiro investimento realizado com tais recursos. O automóvel tem como objetivo levar os serviços da instituição para mais perto das mulheres tanto na capital quanto no interior do estado.
Firmiane Venâncio, defensora-geral, destacou a importância da unidade móvel para oferecer atendimento especializado e formação em direitos, garantindo o acesso das mulheres aos serviços da Defensoria Pública em todo o estado.
A DPE-BA foi reconhecida internacionalmente ao ser a primeira instituição brasileira a receber o Prêmio Princesa Sabeeka, promovido pela ONU Mulheres em parceria com o Conselho Supremo para Mulheres do Reino do Bahrein. Esse reconhecimento fortaleceu ainda mais as iniciativas da instituição na área de empoderamento feminino.
A defensora-geral ainda ressaltou que o trabalho realizado pela unidade móvel do Nudem será fundamental para as mulheres conhecerem seus direitos e rompam o ciclo da violência. “Essa é uma conquista para a defesa das mulheres, para a Defensoria Pública, para todas as usuárias que acreditam nos nossos serviços e colegas que ao longo dos anos tem se dedicado na defesa dos direitos das mulheres”, disse Firmiane.
Segundo relatório da DPE-BA, a ação responde aos anseios da sociedade civil manifestados durante as conferências públicas do Orçamento Participativo de 2023, onde a proteção às mulheres em situação de violência foi indicada como prioridade para o ano de 2024.
A coordenadora do Nudem, Lívia Almeida, presente na cerimônia de entrega, enfatizou que o veículo possibilitará uma busca ativa das mulheres em situação de violência, que muitas vezes enfrentam dificuldades de acesso aos serviços. “A Defensoria não tem limitação de entrada em bairros e territórios. Valendo-se disso, poderemos fazer parcerias com outros órgãos públicos e chegar às mulheres com limitações de acesso às instituições com atendimentos e educação e direitos”, pontuou Lívia.
Com informações da DPE-BA