Foto: Divulgação
Por: Justiça no Interior
A presidente da Ordem dos Advogados dos Advogados do Brasil – seccional da Bahia, Daniela Borges, está em uma nova lista tríplice para ministra do Tribunal Superior Eleitoral. O nome dela foi escolhido na tarde desta quarta-feira, 06, pelos ministros do Supremo Tribunal Federal.
Essa é a terceira vez consecutiva que o nome de Daniela figura em uma lista para ministra do TSE. Ela recebeu 10 votos dos ministros do STF. A vaga que ela concorre, destinada a classe de juristas, foi aberta com o fim do mandato da ministra Maria Claudia Bucchianeri.
Daniela Borges é natural de Itapetinga, região sudoeste, e é a primeira mulher a presidir a OAB-Bahia. Ela tem 43 anos e há 20 atua como advogada na área tributária.
Daniela é mestre em Direito Tributário, professora da Universidade Federal da Bahia e da Faculdade Baiana de Direito; foi Conselheira Federal da OAB e presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada.
Entre os advogados baianos, a indicação de Daniela Borges é tida como um sinal de prestígio, não só a ela, mas a todos os juristas da Bahia. Visto que em maio, ela compôs a lista quádrupla em substituição aos ministros Sérgio Banhos e Carlos Horbach; e figurou na lista tríplice para a vaga do ministro André Ramos Tavares.
Além dela, também concorrem ao cargo de ministra substituta do TSE as advogadas Marilda de Paula Silveira, que recebeu 11 votos; e Vera Lúcia Santana Araújo, que teve 10 votos.
Os três nomes serão enviados pelo Supremo Tribunal Federal para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que escolherá uma das advogadas para compor a Corte Eleitoral