Quarta-Feira, 4 de dezembro de 2024
Justiça no Interior

Múltiplas e Multiplicadas – Fernanda Salvatore

Foto: Arquivo Pessoal

 

Por Fernanda Salvatore

 

Mulher. Este foi o tema proposto pelo Justiça do Interior quando me convidou para participar do Projeto para o Dia da Mulher. Estou aqui a pensar sobre o que falar. Os pensamentos rodam em busca do assunto. Jurídico? Sob que ângulo? Empoderamento Feminino? As dificuldades de ser mulher? Ou as maravilhas? Descortina-se na minha frente a lembrança de minha bisavó Brasilina Christianini. Mulher forte, pequenina, que contribuiu ao lado do meu bisavô Américo Christianini para fundação e depois lutou pela emancipação de Itapevi. Imediatamente Dona Djanira e dona Vera me vêm à cabeça, impossível esquecer as histórias destas avós incríveis sobre como enfrentaram os desafios para poder cursar a Universidade, espaço da educação que era majoritariamente masculino.  Será que falo sobre minha mãe que enfrentou o preconceito de criar suas duas filhas proporcionando uma educação exemplar e oportunidades em uma época de tantos olhares estranhos em relação à separação? Ou sobre os desafios de uma adolescente para poder praticar esportes ou frequentar espaços tidos como “para meninos”?

 

Dou um gole no chá que está na caneca que acabei de receber da CAAB como homenagem ao Dia da Mulher. Agora o regalo repousa ao lado da nécessaire, presente da Diretoria da OAB/Bahia, recebido no último dia do Colégio de Presidentes.

 

Ecoam as falas da colega Gabriela que refletiam os sentimentos dos últimos dias,  que somaram-se às palavras de incentivo recebidas pelo aplicativo, na manhã de sexta feira, de uma amiga advogada de Porto Seguro. Lembro da mão amiga e do conselho da Presidente Daniela Borges e da vice-presidente Christiane Gurgel, culminando com a linda homenagem da nossa Seccional às mulheres presidentes de Subseções. A nécessaire personalizada agora está ocupada de gratidão, sonhos e certezas.  As letras da tela do computador ficam embaçadas.

 

Para quem não sabe o Colégio é um momento em que se os presidentes de todas as subseções da Bahia levam suas demandas, necessidades, trocam ideias e sugestões em busca de soluções e melhorias. Dias de pauta extensa, que abdicamos de nossos afazeres pessoais em busca de ações não só para a advocacia, mas para toda a sociedade e o Poder Judiciário. Sim, não só entre as entidades, mas, ações conjuntas de  homens e mulheres.  Mulheres que se dedicam para entregar o melhor, mulheres que lutam, riem, abraçam, choram, realizam sem perder a ternura.

 

Mulheres únicas, que são tantas. Multifacetadas, focadas, multiatarefadas. Mulheres que sabem falar e ouvir. Mulheres moças, meninas e crianças. Atraentes na medida da simplicidade e exuberantes na sua totalidade.

Mulheres que usam calça sem perder a feminilidade. E, não têm medo de errar, vez que acabam por acertar. Mulheres que têm a mesma força para parir um filho ou um projeto, que realizam.

 

Mulheres que caminham ao lado dos homens e com eles constroem um mundo melhor para toda a humanidade. Mulheres que estão aprendendo a despir-se de culpas, que se permitem a não serem perfeitas, que confiam na intuição, firmes e sensíveis.

 

Revolucionam-se, mudam de opinião, certas que não há mal nenhum, pois, somos seres humanos em construção. Mulheres que experimentam pratos diferentes, vivenciam, compartilham, ficam felizes com a felicidade do outro. Mulheres que acreditam sempre. Têm fé em um amanhã melhor, mesmo que o hoje esteja dificilmente difícil. Transpõem os obstáculos na certeza que o inverno se transformará em primavera, e, que é desnecessário a mulher se afirmar como mulher, mas apenas tornar-se ser humano na sua integridade.

 

Mulheres de um novo tempo em busca de melhorias para a construção de uma nova advocacia.

Fernanda Salvatore

Advogada e presidente da OAB  – Subseção de Porto Seguro


COMPARTILHAR