Foto: Reprodução
Nova unidade do TRT-BA funcionará remotamente até a conclusão das obras físicas, previstas para o início de 2025.
O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) acaba de inaugurar a 5ª Vara do Trabalho de Camaçari, que já inicia suas atividades com uma carga processual significativa. Segundo o desembargador Jéferson Muricy, presidente do TRT-BA, a nova unidade já conta com 3.444 processos.
A criação da 5ª Vara do Trabalho de Camaçari foi viabilizada pela transferência da 3ª Vara do Trabalho de Ilhéus, aprovada pelo Órgão Especial em julho deste ano. A decisão visa atender a demanda crescente da cidade de Camaçari, localizada na região metropolitana de Salvador.
“As providências para a instalação da 5ª Vara de Camaçari estão sendo adotadas com muita celeridade e já desenvolvemos um robô para migração dos processos, 20% de cada vara e a 5ª Vara do Trabalho de Camaçari já nasce com 3.444 processos. É para termos noção do acerto da decisão desta Casa, deste tribunal quando autorizou a remoção da 3ª Vara de Ilhéus para ser a 5ª Vara de Camaçari”, declarou Muricy durante a sessão do Órgão Especial realizada nesta segunda-feira (7).
Apesar do início das atividades, a 5ª Vara funcionará, por enquanto, de forma remota, uma vez que a estrutura física ainda não está pronta. O desembargador informou que as obras para a instalação da unidade devem começar em meados de outubro, com previsão de conclusão logo após o recesso. “No início de 2025 ela já esteja adequadamente funcionando fisicamente”, estimou Muricy.
Em preparação para a inauguração, o presidente do TRT-BA realizou uma visita técnica ao Fórum Barachísio Lisboa, em Camaçari, em julho deste ano. A inspeção teve como objetivo avaliar o espaço físico disponível para abrigar a nova unidade.
Com informações do Bahia Notícias.