Sexta-Feira, 29 de novembro de 2024
Justiça no Interior

XIQUE-XIQUE: Operação encontra cinco crianças em situação de trabalho infantil no sertão baiano

Foto: DPU

Cinco crianças e adolescentes foram encontradas em situação de trabalho infantil em uma operação realizada nos municípios de Xique Xique, Barra do Mendes, Barra do Rio Grande e João Dourado, no sertão baiano, entre os dias 12 e 20 de julho. Os menores tinham entre 8 e 17 anos e trabalhavam em lavouras na colheita de cebola e tomate. 

A fiscalização foi realizada pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) do Ministério do Trabalho e Previdência, que apura denúncias de trabalho análogo à escravidão, e contou com a participação de representantes da Defensoria Pública da União (DPU), do Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA) e do Ministério Público Federal (MPF), além da Polícia Federal (PF). Nessa ação, foram vistoriados produtores de cerâmica, plantações e uma mineradora.

Izabela Luz, defensora pública federal membro do Grupo de Trabalho de Assistência às Trabalhadoras e Trabalhadores Resgatados em Situação de Escravidão da DPU, explica que as visitas são feitas por amostragem, ou seja, quando o Grupo Especial de Fiscalização Móvel chega a uma determinada região, verifica-se as atividades econômicas desenvolvidas ali e fiscaliza-se alguns empreendimentos.

Segundo a defensora, esta frente de atuação do grupo tem um importante papel educativo. “Essas fiscalizações se mostram eficazes ao mostrar para as empresas que elas devem se adequar para não serem punidas novamente. Ficamos muito felizes ao não encontrar trabalhadores em situação análoga à escravidão para serem resgatados, porque percebemos que nosso trabalho e seu efeito educativo está tendo sucesso”, conclui.

As informações são da DPU 


COMPARTILHAR