Foto: Prefeitura de Lauro de Freitas
Por: Justiça no Interior
Nesta quarta-feira, 10, e na quinta-feira, 11 de agosto, a comarca de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, recebe o serviço da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc), do Pacto pela Vida e do PROCON.
Os serviços serão oferecidos por meio da Unidade Móvel de Atendimento da DPE-BA. Os atendimentos serão por demanda espontânea, sem a necessidade de agendamento prévio, das 08h às 13h, na Praça Martiniano Maia, Centro, no dia 10 e na Travessa Novo Horizonte, em Itinga, em frente à Escola Dois de Julho, no dia 11.
Nos dois dias de itinerância serão atendidas demandas judiciais e extrajudiciais das áreas Criminal e Civil, englobando a área de família, como a realização dos exames de DNA, orientações jurídicas, realização de acordos (guarda, alimentos, divórcio, direito de convivência, etc.) e retificação de registros.
A titular da comarca de Lauro de Freitas, Diana Cerqueira Suedde explica que a Unidade Móvel vai possibilitar que as pessoas mais empobrecidas da cidade acessem os serviços da instituição. “Embora tenhamos uma unidade na cidade, temos plena consciência que nem todos possuem condições financeiras ou tempo para se deslocar até a sede”, conta a defensora pública.
De acordo com Diana, os locais em que caminhão da cidadania estará estacionado foram escolhidos com base no quantitativo de requisições registrados pela DPE/BA na cidade para dar um acesso ainda mais amplo dos serviços à população que realmente precisa.
A coordenadora Não Penal do Núcleo de Integração, que gerencia a Unidade Móvel, Cristina Ulm, conta que é papel da UMA fortalecer a prestação da assistência jurídica aos mais pobres. Nesse sentido, o caminhão da cidadania leva os serviços da DPE/BA aos municípios que não possuem unidade instalada e reforça o atendimento nas comarcas onde a instituição já atua.
Com informações da DPE-BA