Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira, 14, a Polícia Federal deflagrou a Operação Simulatum, com o objetivo de desarticular uma suposta organização criminosa especializada na prática dos delitos de falsificação de documentos públicos, bem como diversas fraudes no Auxílio Brasil, FGTS e Auxílio Emergencial.
Mais de 50 policiais federais cumpriram dois mandados de prisão preventiva, cinco mandados de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão, na Bahia e em Pernambuco, em razão da atuação perene da suposta organização criminosa.
As investigações se iniciaram a partir de uma série de prisões em flagrantes de pessoas usadas pelo grupo a fim de realizarem saques de benefícios em nome de terceiros com documentos falsos, bem como o uso destes em face de órgãos/entidades federais, a exemplo da Polícia Rodoviária Federal.
Segundo a PF, com as fraudes relacionadas à comercialização de Carteira Nacional de Habilitação, estima-se que os investigados auferiram cerca de R$ 5 milhões. Quantos às fraudes aos benefícios assistenciais, o prejuízo calculado é de aproximadamente R$ 2 milhões.
As informações são da Polícia Federal